quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ramo Escoteiro

Uma Tropa Escoteira é composta por jovens de 11 a 14 anos, divididos em pequenos grupos, denominados patrulhas. Cada patrulha defende suas cores e tradições, construindo assim uma história de conquistas que é transmitida com orgulho pelos seus integrantes, conforme novos jovens passam a fazer parte da patrulha e os mais velhos partem para novos desafios, tornando-se seniores e guias.

A patrulha possui um líder, o monitor, que é aquele escolhido pelos próprios membros da patrulhas para ser o seu representante. Aspectos como conhecimento, liderança, responsabilidade e determinação são levadas em consideração na hora da escolha do monitor. Os monitores de todas as patrulhas têm o direito de participar, juntamente com a chefia atuando como conselheiros, da Corte de Honra, órgão decisório da Tropa Escoteira, que através de reuniões periódicas define regras, programa e avalia atividades, ou seja, toma todas as decisões pertinentes à Tropa Escoteira.

As atividades da tropa, sempre diferentes e divertidas para estimular a participação dos jovens, são desenvolvidas visando às áreas de desenvolvimento do escotismo (físico, afetivo, caráter, espiritual, intelectual e social) e os objetivos educacionais próprios de cada faixa etária. No ramo escoteiro esses objetivos se dividem em objetivos da pré-puberdade (11 a 12 anos) e objetivos da puberdade (13 a 14 anos).

Existe todo um acompanhamento junto a cada jovem, no qual sua progressão dentro desses objetivos é avaliada pelos escotistas, monitores, pais, etc. Nas atividades, que podem ser realizadas dentro ou fora da sede, os jovens através de jogos, palestras, discussões, apresentações, caminhadas, visitas a outros grupos, por exemplo, aprendem a trabalhar em equipe, além de compreenderem a importância do respeito, da responsabilidade, da confiança, da amizade, e de outros aspectos tão importante para a formação dos jovens. Além dessas atividades regulares, existem os acampamentos, nos quais os jovens conseguem aplicar tudo que aprenderam e treinaram em sede de forma plena, ao ar livre, compartilhando e reforçando o espírito escoteiro que os une.


Nenhum comentário:

Postar um comentário